quarta-feira, 13 de julho de 2011

Revoltas Históricas...



Por Kaoru O'neill


Eu li o post do Tiberius sobre o "Último Samurai", na verdade no dia que ele viu o filme, coincidentemente Mad Boer e eu também estávamos assistindo do outro lado da cidade (nerds são todos iguais), na TNT e dublado (sim dublado, porque por pior que sejam a gente ainda assiste os filmes dublados quando eles estão na TV). E de fato é um filme bem lindo, cheio de filosofias sobre a vida samurai, que são verdadeiras, apesar de nem tudo serem flores de cerejeira ou espadas nos estômagos para esses nobres guerreiros, afinal eles eram humanos e sujeitos a ambições e todas essas coisas. 

E isso me fez pensar que,  e Akai~Kitsune me corrija se eu estiver errada (porque ela é a única nesse grupo que sabe tanto sobre o assunto quanto eu), os mesmos samurais retratados no filme, foram justamente aqueles que lutaram a favor do Imperador no Bakumatsu (o período da revolução Meiji que culminou com a queda do Shogunato, não eu não vou explicar tudo aqui, vou pesquisar ou assistir animes sobre o período) e eles não sabiam que diferente do falecido anterior, velho e anti-ocidente, o novo era uma menino de 14 anos que mal sabia o que era ocidente, membro da família real ou não ele ainda não tinha maturidade o suficiente para entender que porra tava acontecendo, era um pentelhinho (que teve seus méritos) protegido e ninguém tocava nele enquanto o mundo caia lá fora. 

Tudo isso me leva ao segundo personagem mais incrível do filme, Katsumoto, interpretado magistralmente por Ken Watanabi, (com certeza o primeiro era o Ujio, interpretado por Hiroyuki Sanada, só porque ele cagava todo mundo a pau e só morreu depois de 3 ou 25 tiros). Bem Katsumoto foi quem ensinou o Imperador certo? E isso significa que não era só membro da corte, o que significava que ele ficava indo e vindo do seu feudo por conta das regras do shogunato, aquele coisa toda. Motivo o suficiente para ficar irritado, ficar seis meses em Kyoto, seis meses em casa e assim sucessivamente deve ser motivo o suficiente para ficar irritado com alguém. 

Fodão...

Ou well, Por ter ficado vivo ele era no mínimo pró Ishin Shishi (os caras que eram pro revolução), e será que ele com toda sua sabedoria foi bocaberta o suficiente para não ter visto que Satsuma e Choshu eram dois  daimios espertinhos que iriam tomar o poder e controlar nosso jovem e querido imperador gafanhoto? E porque eles não apareceram no filme se eram os arquitetos da revolução?

Outra coisa, porque num filme dessa magnitude ninguém falou do Shinsengumi?? Um dos maiores ícones da vida samurai? (recalque pessoal, mas outro dia eu conto sobre eles). 
Museu de Cera eu acho, e não se fiem nos animes gays (sim samurais eram primos dos gregos na gayzice, mas ninguém precisa falar disso XD)
Coisas de Hollywood, os japoneses não se importam. Mas, alguém me aponta os erros históricos gritantes no "Vento Levou"? Poisé, ninguém assistiu...


Nenhum comentário:

Postar um comentário