México: Um dia você precisará de um porta-malas
12-07-2011 às 15:00
Muito bem, acordo, leio meus e-mails e eis que --- breve pausa --- um convite para testar o Google+, um projeto da Google para concorrer diretamente com Facebook e Twitter --- não quero referências ao post: Presságios de uma dominação [livre de mim] --- A idéia vem sendo desenvolvida a algum tempo com o comando de Vic Gundotra --- Vice-presidente de engenharia da Google ---
A novidade promete, com sistema e notificação semelhante a do Facebook ---pausa para uma piada: Qual o nome da rede social exclusiva para vegetariano?.... tempo, tic, tac, tic... berghhhh, ALFACEBOOK! ---- conta ainda com um sistema de módulos que são:
+Circulos: O princípio é simples cada pessoa, em sua vida real, tem uma série de círculos de convivência, casa, escola, trabalho... e para cada um deles um tipo de compartilhamento de informações diferentes.
+Circulos: O princípio é simples cada pessoa, em sua vida real, tem uma série de círculos de convivência, casa, escola, trabalho... e para cada um deles um tipo de compartilhamento de informações diferentes.
+Sparks: É a maneira que o usuário vai ter de acompanhar seus assuntos favoritos pela internet, bastando apenas adicioná-lo na lista de interesse.
+Hangouts: Basicamente serão encontros on-line e casuais, o usuário deixa sua câmera ligada e "oi colega" está de frente com outro amigo para jogar conversa fora a qualquer momento.
+Celular: A Google apostando no aumento de usuários com dispositivos móveis criou este espaço para que os donos desses smarthphones, tablets, possam enviar além de suas fotos a sua localização em cada postagem.
+Chat: Enfim --- essa a gente já conhece --- se chamará huddle.
Mas a nova rede, ainda em teste, atrai milhares de cobaias e uma infinidade de pedidos, em comentários, a cada post na internet sobre o Google+.
Conversei com Diego Balinhas, jornalista e usuário de novas tecnologias, sobre as impressões iniciais deixadas pelo Google+ confira:
É fácil gerenciar esta nova rede, como se faz com o Facebook ou o Twitter, seus principais concorrentes?
"Acho que o principal propósito da nova rede do google é combater o Facebook.
Quem sabe usar o twitter e o facebook não terá dificuldades em utilizar o Google+. "

"... o usuário escolhe os círculos para participar de uma forma bem intuitiva e segura. Esse é o grande diferencial do Google+, a simplicidade."

"O grande barato do smartphone é a conectividade com as mídias e redes sociais. Seja ele Iphone, Android ou qualquer outro dispositivo. O Iphone 4 ainda não possui aplicativo nativo para o google+, somente os Android's. Uma característica que notei foi o remodelamento da página quando acessamos o site www.plus.google.com pelo safari do Iphone.
Os celulares sempre conectados são uma tendência e uma necessidade que cresce a cada dia."
Mesmo na versão teste do projeto, tu acha que essa nova rede tem futuro?
"O google vem de dois fracassos nas mídias sociais com os projetos Google Buzz e Google Wave. É muito complicado competir com serviços já solidificados com o facebook e o twitter, mas se tratando da gigante GOOGLE, tudo é possível. Se utilizado de forma adequada, o google plus pode incomodar as concorrentes."

E para finalizar este post uma única pergunta: Como ficará o Orkut? para responder esta dúvida a assessoria de imprensa do Google disponibilizou este comunicado para os usuários do Orkut:
"Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários.Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social.
Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis."
Então tá, abraços e até o próximo post!
Postei também:
Página 14 - Presságios de uma dominação!, Página 14 - Internet grátis na BRASILTELECUTECO
Fantástica a iniciativa do Blog.
ResponderExcluirParabéns aos editores e toda a equipe envolvida.
:)