terça-feira, 19 de julho de 2011

Relançamento DC: a opinião do Hemorragia Nerd (ou só do Tiberius)

 

Bom, muita gente já está sabendo do relançamento dos títulos DC em setembro nos EUA, mas como o Hemorragia não falou nada ainda sobre isso, vou fazer uma breve explicação sobre o que vai rolar antes de dar minha opinião.
Primeiro deve-se explicar como funciona o mercado norte-americano de quadrinhos. Lá as HQs não são vendidas em bancas e nem por consignação ou qualquer coisa do tipo, como aqui. Existem lojas especializadas, as Comic Shops, e as editoras publicam releases de suas edições com meses de antecedência. Você, leitor, vai até uma loja e encomenda a revistas com antecedência. "Seu fulano, em agosto eu vou querer um Lanterna Verde e um Liga da Justiça". Simples assim. Também baseado nos releases e na possibilidade de sucesso de determinada edição, o "seu Fulano", dono da loja, pode decidir encomendar revistas a mais, para atender a uma possível demanda alimentada pelo boca-a-boca de quem já comprou. Caso não venda, "seu fulano" vai ter que arcar com o encalhe das revistas, que não podem ser devolvidas como aqui no Brasil.


Pois bem, toda essa explicação se fez necessária porque, em meados de maio, quando deveria soltar os releases das edições de setembro, a DC não liberou nada. Foi o suficiente pra que todo o público, leitor e vendedor, se contorcesse de curiosidade. Alguns dias depois a editora se pronunciou, dizendo que cancelaria todos os seus títulos em agosto, e relançaria alguns deles, acompanhados de outros novos, em setembro. Mas não seria um relançamento tradicional. As revistas voltariam do número 1, e todos os personagens seriam reimaginados/reinventados. Alguns detalhes foram sendo revelados desde então, como: Superman não será mais casado e terá seu papel como messias da humanidade mais valorizado; Barry Allen, ao que parece, volta a ser o único Flash; e a promessa de que os títulos que vinham tendo maior sucesso, os da linha Batman e Lanterna Verde, não seriam alterados.

Isso gerou muita desconfiança por todos, os fãs ameaçando boicotar as revistas, os lojistas entrando em pânico, ninguém entendendo um relançamento que não atingiria todas as publicações, e todos questionando os reais motivos do relançamento. A editora soltou uns previews de algumas edições para aplacar os ânimos, promoveu palestras para os lojistas, divulgou as esquipes criativas mas... e aí? O que podemos esperar? Titio Tiberius avalia a situação.

A DC vem tomando pau da Marvel há mais ou menos dez anos em vendas. A Casa das Ideias sempre fica à frente em quantidade de revistas vendidas e mais inda em arrecadação, salvo raríssimas exceções. Como todos sabem (ou deveriam saber) a DC é parte do grupo Warner, e responde aos executivos do estúdio. A pressão da WB sobre a editora por números mais expressivos vêm crescendo constantemente, e se agravou nos últimos anos. Empolgado com o sucesso dos filmes de Batman, o estúdio não consegue emplacar outra franquia de sucesso nos cinemas, amargando uma fracasso atrás do outro, como Superman: o Retorno e Lanterna Verde. E agora com o fim da galinha dos ovos de ouro do estúdio (entenda-se Harry Potter) a Warner tenta desesperadamente encontrar outro possível sucesso cinematográfico. Logo, na minha opinião, esse relançamento é uma decisão vinda dos altos escalões do estúdio, para POPularizar os personagens, deixando-os mais jovens, mais próximos da nova geração e livrando-os de décadas de cronologia pesada (o que afasta os leitores mais novos).


Baseado nos previews publicados até agora (que estão espalhados pelo texto), vejo claramente a intenção da DC de repetir o feito da Image quase dez anos atrás. Hoje atacada pelos críticos, a editora fundada por Lee, McFarlane e cia. foi um grande sucesso, fazendo a própria DC e a Marvel afundarem e crises duradouras. O visual mais agressivo dos desenhos, a narrativa frenética, o estilo dos uniformes, é claramente uma tentativa de atrais a "geração videogame" pros quadrinhos. E o fato de o próprio Jim Lee ser hoje um dos Editores Chefes da DC reforça ainda mais essa teoria. E você, o que acha do Relançamento DC? Uma mudança editorial planejada? Mudança comercial imposta pela Warner? Visa um arejamento nos quadrinhos ou ideias mais adaptáveis ao cinema? Vai dar certo? Comentem!


Ah, e essa postagem foi mais elaborada porque precisávamos esquecer o London Fashion Week... hehe, brincadeira Kaoru!!

Por Tiberius

Um comentário:

  1. Não precisa te preocupar, eu ainda vou voltar com vários posts do estilo MUHAHAHAHAHAHAHAHA Ù______________________________U

    ResponderExcluir